banner de internas (em desenvolvimento)
20/06/2012 13:21

Sessão ordinária / Comunicações e Grande Expediente

Plenário

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos períodos de Comunicações e de Grande Expediente na sessão desta segunda-feira (18/6):

OBRAS - Carlos Todeschini (PT) cobrou do líder do governo na Casa, vereador João Antônio Dib (PP), que a prefeitura cumpra a Lei que determina que, antes da realização de grandes obras na cidade, sejam realizadas Audiências Públicas para ouvir a comunidade. “Só na semana passada recebi várias reclamações de pessoas preocupadas com o andamento de obras na cidade.” O vereador disse que a prefeitura vem executando obras para a Copa de 2014 sem a participação das comunidades. “Os problemas vêm se avolumando porque as obras não estão cumprindo determinados rituais obrigatórios.” Todeschini disse que falava em relação as avenidas Cristóvão Colombo, Anita Garibaldi e bacia de amortecimento de água na Teixeira Mendes. “Há questionamentos sobre a necessidades dessas obras”, disse o parlamentar. (RA)
 
CULTURA - DJ Cassiá (PTB) reivindicou dos governos mais investimento na área da cultura. “Não vou me cansar de pedir que os governos invistam em cultura, pois ela é preventiva e faz parte da educação dos jovens”, disse o vereador. DJ Cassiá falou que dificilmente vê parlamentares falarem em investimento na cultura. “É preciso entender que este investimento, assim como o esporte, faz com que menos jovens procurem os postos de saúde.” O vereador falou ainda que nunca viu uma placa nas periferias dizendo que a Petrobras está investindo em cultura nestes locais. “É preciso um trabalho diferenciado nas periferias”, defendeu DJ Ciassiá. Ele comentou também que muito se fala em crack mas não ouve falar mais em investimento preventivo de combate ao uso desta droga. (RA)

ESTUPEFATO - Valter Nagelstein (PMDB) saudou os jovens do Projeto Jovem Aprendiz-Senac - que estavam em vista na Casa na tarde desta segunda-feira (18/6). “Vocês têm a grande oportunidade de estarem no Senac. É um passaporte para o mercado de trabalho”, disse o vereador para os alunos. Sobre a manfestação do vereador Carlos Todeschini (PT), que criticou o governo municipal pela realização de obras na cidade, Valter falou que está estupefato. “Parece que Todeschini perdeu a memória”, enfatizou Valter dizendo que quando o colega presidiu o Dmae deixou só 25% do esgoto tratado. “Hoje a atual administração já tratou 80%.” Valter lembrou ainda que foi o PT quem construiu a Terceira Perimetral. “Construíram uma avenida sem fundamento que nasceu velha.” (RA)

CONVENÇÕES – Elói Guimarães (PTB) destacou a realização de convenções partidárias no final de semana, e lembrou que seu partido, juntamente com outros 10, está apoiando candidatos indicados por coligação encabeçada pelo PDT/PMDB. O vereador afirmou que os partidos políticos são as entidades mais importantes dentro da democracia, e as convenções o ato mais importante dos partido. “Temos de fazer que todos os espaços tenham a presença do ideário republicado”, destacou ainda Elói. Conforme o vereador, isso acontecerá com “a manifestação e a administração do povo, para o povo e pelo povo”. (HP)

COMISSÃO – Luiz Braz (PSDB), a respeito de manifestação de Thiago Duarte (PDT), disse que as votações feitas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) impedem que projetos inconstitucionais tramitem na Casa. Lembrou que às vezes apenas um voto favorável na CCJ pode fazer com que projetos desta natureza continuem sua caminhada. Disse ainda que tentou, há dois anos, alterar isso, passando de um para dois votos favoráveis, para haver a tramitação. “Mesmo que uma proposta assim venha ao plenário, é preciso que vereadores votem com sua consciência fazendo com que não tramitem mais”, destacou. “O vereador pode pedir para o plenário. Mas este deve recusar por saber ser inconstitucional”. (HP)

AVANÇOS
- Márcio Bins Ely (PDT) destacou avanços que estão ocorrendo na cidade e que tem relação com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) e a determinação do atual governo municipal. Citou a construção do Conduto Álvaro Chaves como um dos principais investimentos feitos na cidade, permitindo que uma grande região da cidade deixe de sofrer alagamentos. Também elogiou a criação da Área Livre Permeável Vegetável, no PDDUA, evitando alagamentos pela impermeabilização total das ruas. Segundo ele, o empenho para que Porto Alegre viesse a ser sub-sede da Copa 2014 propiciará a instalação de um metrô na cidade, bem como a duplicação de vias como a Voluntários da Pátria, a construção da segunda ponte do Guaíba e a recuperação do Cais. (CS)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)


rodapé